sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quem foi Juliano Moreira?

Juliano Moreira, nascido em Salvador, em 06 de janeiro de 1873, falecido no Rio de Janeiro, em 02 de maio de 1932, foi médico e um desbravador da psiquiatria brasileira. “O primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.”

Pobre e negro, em 1886 entrou na Faculdade de Medicina da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus, Pelourinho, concluindo o curso com 18 anos, em 1891, passando em seguida a professor da mesma instituição.

Já em 1900 representa o Brasil em congressos internacionais: em Paris, neste ano - sendo também eleito Presidente Honorário do 4º Congresso Internacional de assistência a alienados, em Berlim; também foi congressista brasileiro em Lisboa, em 1906; Milão e Amsterdão, em 1907; Londres e Bruxelas, em 1913.

Em 1903, após ter exercido a clínica psiquiátrica na Faculdade Baiana, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Durante seu trabalho na direção do Hospício Nacional dos Alienados, do Rio de Janeiro, humanizou o tratamento e acabou com o aprisionamento dos pacientes.

“Defendeu a idéia de que a origem das doenças mentais se devia a fatores físicos e situacionais, como a falta de higiene e falta de acesso à educação, contrariando o pensamento racista em voga no meio acadêmico, que atribuia os problemas psicológicos do Brasil à miscigenação. Foi importante representante internacional da Psiquiatria brasileira.”

Por essas idéias, aparece no panteão de cientistas brasileiros que lutaram contra o pensamento racista – combatendo o etnocentrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário