domingo, 14 de março de 2010

Memória e memória local

A importância e valorização da memória local tem sido evidenciada no debate sobre o reconhecimento e visibilidade dos grupos sociais. Apesar de recente, a concepção de memória como processual, socialmente construída, uma construção do tempo socialmente vivido, torna-se uma maneira de pensar o passado em função do futuro que se almeja. É a memória, com seu valor intrínseco como experiência coletiva, que confere sentido às relações sociais e ao território, os lugares, no qual estas relações se produzem historicamente.

(Dona "Nica", 80 anos, e seu presépio em construção)

Daí o significado do relembrar, do recordar, pensado como refazer, reconstruir, com imagens e idéias, as experiências do passado. Através da memória é possível “re-ler” o mundo. As marcas significativas da ocupação sedimentam o espaço e deixam marcações na paisagem, nos lugares. A memória, nesse sentido, reconstrói o espaço, suas fixidez e fluxos pretéritos. É precisamente por isso que a memória trata de vínculos sociais. Daí a importância da memória oral, já que esta pode transcender às marcações políticas e econômicas institucionalizadas ao se inscrever pelas experiências passadas, trazendo temporalidades que os documentos não conseguem dar conta.

(Da pedreira uma fonte-minadouro entre muitas... todos os caminhos levam ao vale do Dique do Tororó - "ou itororó") - marcas no espaço de outros usos e sobreposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário